domingo, 28 de novembro de 2010

O trabalho negro

O Trabalho Negro
Os pés, as mãos, a energia criadora do Brasil vêm dos negros
A mão de obra negra escravizada, desde meados do
séc. XVI, sustentou praticamente todas as atividades produtivas no Brasil, na época colonial e no período do Império.
O trabalho negro produzia desde as principais mercadorias destinadas à exportação – como o açúcar, o ouro, o café – até aquelas que serviam ao consumo interno, de menor valor, passando pela realização de todos os serviços que sustentavam o sistema econômico nos campos e nas cidades.
De fato, o trabalho do povo negro estava presente no Brasil onde quer que houvesse produção de bens e prestação de serviços. O negro escravizado não apenas plantava a cana e o café e extraía pedras preciosas, mas era, também, o artesão, o carpinteiro, a lavadeira, o construtor, o ferreiro, o vendedor do pequeno comércio urbano, o cozinheiro, a lavadeira, o realizador, enfim, de infindáveis tarefas públicas e domésticas, nas quais o grau de exploração e o tipo de relação com os senhores variava bastante, sem nunca perder, todavia, o caráter coercitivo, violento e exploratório da sociedade escravista.
Nesse universo escravocrata, uma relação salta aos olhos: a relação entre o trabalho, de modo geral, e a escravidão. Dessa relação imediata, surge uma conclusão necessária e perversa da cultura escravista. A conclusão de que trabalho é coisa de escravo, é coisa de gente inferior, é coisa de negro.
A desvalorização racista do trabalho e dos trabalhadores, particularmente dos negros, tem, portanto, raízes profundas na sociedade brasileira e sobrevive ainda hoje.
...........................................................................................
VEJA BEM!!!A cultura africana, como sua língua, sua gente, sua religião, seu trabalho, é discriminada até hoje em pleno ano 2010. Não tem valor, assim como ela, os negros, não são considerados pessoas e sim ANIMAIS!!!! GENTE INFERIOR!!!! Uma visão muito interessante do povo europeu, do povo branco e do “povo cristão”, não é??? Pois fiquem sabendo que o povo africano é aberto a qualquer cultura, sua religião é aberta a qualquer pessoa sem preconceito religioso, já o povo branco........
Quando falamos em desenvolvimento brasileiro, devemos falar dos negros africanos escravizados, pois foram eles que aqui trabalharam, mesmo que forçados, para gerarem riquezas para seus senhores!!! As técnicas de agricultura e criação de gado extensivo, por exemplo, vieram dos africanos!!!!!
POR QUE ESSAS COISAS E OUTRAS TANTAS SÃO ESCONDIDAS DOS ALUNOS NAS ESCOLAS, DOS LIVROS DIDÁTICOS E A MÍDIA NADA PASSA???????
POR QUE NUNCA FALAR EM ÁFRICA?????
POR QUE NUNCA FLAR EM RAÇA NEGRA???????
..........................................................................................
LEIAM E PESQUISEM CONSANTEMENTE!!!!!!
VOCÊS IRÃO SE SURPREENDER!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário