domingo, 4 de setembro de 2011

       ESTÁDIOS, IGREJAS E ESCRAVIDÃO

              Quando vamos a um estádio de futebol, o que queremos? Qual o nosso objetivo? A resposta que logo nos vem à mente é simples: assistir ao nosso time, aos nossos jogadores, ao espetáculo dos dribles , dos passes, das defesas e, logicamente, dos gols. Isso tudo é um processo inconsciente. No fundo, procuramos alívio para correria do dia-a-dia, para as precupações, contas a pagar. Ou seja, alegria. E, de certa forma, esquecer de todos esses problemas por um período de 90 minutos. Às vezes um pouco mais. Por outro lado, também nos causa ansiedade, preocupação e medo. Será que meu time vai ganhar? Se for para os pênaltis, então, que horror!!!! Coração acelerado. Irritação. Sofrimento. Mas, no final, tudo acaba no alívio.  E não podemos nos esquecer de uma coisa: PAGAMOS POR ESSE ALÍVIO!!!! OU SEJA, COMPRAMOS NOSSA ALEGRIA!!!!!
          Quando vamos a uma igreja qualquer, o que queremos? Qual o nosso objetivo? A resposta, pode ser outra, que logo nos vem à mente é simples: assistir a atuação de um padre ou um pastor, que provavelmente gostamos, com seus discursos que nos aliviem. Que nos aliviem da correria do dia-a-dia, contas a pagar, etc.  "Deus" está do nosso lado lutando conosco. E não nos deixará cair. Tudo isso por um período de 60 minutos ou um pouco mais. Isso tudo é um processo inconsciente. No fundo, procuramos alívio para nossas ansiedades, medos... Mas, por outro lado, também nos causa preocupação e medo. Será que, realmente, estou seguindo as "leis de Deus"?? Será que, de fato, existe alguém que está me observando e anotando tudo que faço de errado para me julgar depois?? Na dúvida......
           Assim como os espetáculos de futebol  me causam especativas,e no final o alívio, os espetáculos dos  discursos também me causam a mesma especativa e alivio. No final das contas, estou perdoado pelos pecados cometidos. Pois "Deus" me ama. Não há porque me preocupar. Saio aliviado da igreja, assim como saio aliviado do estádio. E não nos esqueçamos de uma coisa: PAGAMOS POR ESSE ALÍVIO!!!! OU SEJA, COMPRAMOS NOSSA ALEGRIA!!!!!! A FAMOSA OFERTA!!!
          (Uns dizem que não somos obrigados a ofertar. Será? Pode não ser explícito, mas os discursos desses senhores são tão bons, se não não seriam pastores ou padres, que nos deixam, inconcientemete, culpados por não dar-mos a oferta. Uma das frases célebres é: "Oferte de acordo com o seu coração!!". "Cá pra nós: não deixam de ser vendedores! Aliás, assim como os vendedores tem um ótimo discurso para vender seus produtos, esses senhores também o têm. Afinal, a conversa tem de ser boa para o povo se sentir "tocado" e ofertar. Se não, como sobreviviriam?) (Muitas religiões trabalham com essa filosofia.)
         ..............................................................................................
           Os discursos feitos aos escravos diziam que eles tinham que trabalhar para pagarem por seus pecados, por isso que foram escravizados. E que no final viria a alforria, para o seu alívio, seu descanso e sua paz. OU SEJA: ELES PAGARAM PELO SEU ALÍVIO!!!! PELA SUA LIBERDADE!!!! PELA SUA ALEGRIA!!!!

                                                     (Alexandre OS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário