Ridicularizarão da Cultura Religiosa do Povo Yorubá
No dia 31 de dezembro de 2011, deparo-me com o jornal Diário Gaúcho, cujo título era “Sorria pra 2012” . Até aí tudo bem. Mas ao virar duas folhas, leio o seguinte titular: “Luz, paz e trabalho no ano que vem aí!” Esse era o título da matéria sobre os presságios de cartas e búzios colocados por alguns “babalorixás” e “videntes”. E que “será um ano de reinício, de muita energia para mudanças, de trabalho, de bastante luz, paz e proteção”.
Ora, é evidente que será um ano de reinício, pois deixamos 2011 e passamos a 2012. Logo, haverá mudanças. Para alguns, mudança de trabalho, para outros, de amores etc. E para poucos, somente mudança de ano, mas não deixa de ser uma mudança. E mais, toda virada de ano é ano de muita luz, paz e proteção. Desejamos isso a outras pessoas. É sempre a mesma historinha. Até quando não gostamos muito de alguém, desejamos a esse alguém paz, saúde, luz, proteção. Essas coisas. Como somos falsos!
Seguindo a minha leitura, vejo as perguntas que são feitas a esses mestres da vidência. Uma delas: “Como será o ano de Grêmio e Internacional?” Outra: “Os assaltos a bancos vão acabar no Estado?”. Outra: “Haverá investimento na segurança pública?”. Outra: “Vão legalizar os caça-níqueis?”.
Mais perguntas: “Haverá alguma surpresa no esporte este ano?”. Outra: “O ano de 2012 será marcado pelas eleições municipais. Como serão as disputas?” Outra: “O que se espera do clima em 2012?”
Bem, não sei quais são as mais ridículas se as perguntas ou as respostas. Coloquei as perguntas. Por quê? Porque se você não tiver tempo de ler um jornal ou assistir a um jornal televisivo, consulte essas pessoas, que, com certeza, te responderão sobre tudo: política, esporte, saúde, clima... Ah, sobre o clima: antes de sair de casa, jogue os búzios ou as cartas, talvez você precise levar o guarda-chuva. (Lembram do Correspondente Renner?)
O melhor do ridículo vem agora.
Veja esta pergunta: “Haverá alguma surpresa no esporte este ano?”
Observem bem a resposta impressionante: “Times pequenos terão chance. Será um ano bom para o futsal e times de universidades. Como Oxalá é alto, 2012 será um ano bom para o basquete.”
Olhem a ignorância da resposta:
“Como Oxalá é alto, 2012 será bom para o basquete”!!!!!!
Não sabia que o Orixá Oxalá tinha sido jogador de basquete no continente africano!!!! Será que ele foi melhor que o Jordan ou que o Oscar??? Ou talvez Oxalá vá jogar no time do Brasil???
.............................................................................................................
Embora seja praticante da religião africana, Culto aos Orixás, chamada aqui no Brasil de Candomblé, sou terminantemente contra essas aparições na televisão ou jornais com a intenção de certos “babalorixas” ou “ialorixás” de se promoverem na mídia. O pior, estão promovendo a ridicularizarão de uma religião muito séria. Pois o Culto aos Orixás é uma religião familiar praticada na África no grupo étnico yorùbá de muito respeito.
Sou estudante da cultura e língua yorùbá. Dedico muita parte do meu tempo, com muito prazer, a esse povo. Quando me deparo com a ridicularizarão da cultura yorùbá no Rio Grande do Sul, pergunto-me o que um africano do grupo étnico yorùbá diria ao ver sua cultura sendo exterminada, aniquilada em outro continente. Um povo que já sofreu muito com a escravização o que merece, hoje, no mínimo, é um pouco de respeito com sua cultura religiosa.
O jogo de búzios é um processo de divinação. Sendo seu ritual RESERVADO ao Culto aos Orixás.
............................................................................................................
Mais um ano termina e nossas expectativas para um próximo ano se renovam. Promessas se renovam ou as fazemos, objetivos se traçam e junto a tudo isso as ilusões aparecem, surgem os delírios, surgem esperanças. Esperanças de uma vida melhor, um novo amor, um novo emprego (ao menos, melhor do que tenho agora), um novo salário, um regime, um corpo escultural, passar no vestibular, em um concurso público etc. Enfim, uma nova vida. Um país melhor! Uma sociedade melhor! Ao menos para a maioria da população brasileira.
Mas disso tudo elencado resta uma coisa: a SUA FORÇA de vontade! SUA capacidade de melhorar seu corpo, de passar no vestibular, mudar de emprego, conquistar um amor (sim, porque se você não for atrás...). VOCÊ terá de estudar para passar! E não adianta rezar para qualquer coisa que seja! É VOCÊ que fará isso! Acredite em você em primeiro lugar!